SISTEMA DRYWALL

O drywall, termo inglês que em português significa “parede seca”, se trata de um sistema industrializado de paredes internas. O sistema drywall é uma técnica de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, que tem atendido à sua finalidade de forma segura, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado, sem contar que também tem o poder de diminuir drasticamente os custos da obra.

 

VANTAGENS

  • Possui menor espessura de parede em relação à outros sistemas, o que resulta em um maior aproveitamento do espaço interno.
  • Apresenta acabamento de qualidade semelhante ao da alvenaria, permitindo pinturas e formatos criativos de decoração.
  • Durante sua execução possibilita otimização de tempo na construção, por necessitar de menos mão de obra.
  • Sua utilização reduz desperdício de materiais envolvidos no canteiro de obras, gerando menos resíduos.
  • É possível fazer um reaproveitamento do material, caso seja feito uma demolição.

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Com o crescente aumento da população mundial, fatores como a industrialização e a globalização fazem com que os recursos sejam cada vez mais utilizados, fazendo com que a preocupação com a manutenção do meio ambiente aumente. Com isso, o incentivo e a busca por construções que levem em consideração aspectos ambientais e socioeconômicos é crescente. (IBEC, 2021).

A construção sustentável visa gerar um equilíbrio entre ambientes construídos e naturais, por meio da efetivação de parâmetros que garantam tanto o padrão de qualidade quanto a afirmação da dignidade humana e da equidade econômica. Por isso, além da conscientização em relação ao uso dos recursos naturais e dos impactos dos processos de construção sobre a natureza, a construção sustentável observa aspectos socioeconômicos. (STANT, 2020).

Para o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), a construção sustentável utiliza uma abordagem mais harmônica com o meio ambiente, do qual os impactos ambientais são minimizados e os recursos naturais são utilizados com maior racionalidade e eficiência.

 

USO DO DRYWALL PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

De acordo com o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, a construção civil é um dos setores que mais deterioram os recursos naturais do mundo, é responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima local do planeta. Esse consumo exorbitante se agrava em países como o Brasil, onde os métodos construtivos tradicionais ainda são predominantes. Por outro lado, é possível encontrar materiais para executar uma construção de forma sustentável, caso do drywall usado para construir paredes, forros e fazer revestimentos. (REDAÇÃO DIÁRIO, 2021).

Em obra, o drywall gera uma menor quantidade de entulho, tornando o canteiro de obra mais limpo e eficiente. Além disso, o drywall minimiza parâmetros que requerem maior tempo e proporciona maior facilidade de instalação, por ser um trabalho mais leve e que garante uma melhor qualidade de vida para as pessoas envolvidas na construção.

Conforme estabelece Marinho e Cavalcante (2017), outro fator que garante a sustentabilidade desse material é o fato de ser possível fazer a reutilização do drywall caso seja necessário realizar a sua desinstalação, já que é possível fazer a reciclagem dos materiais presentes em sua composição.

CONCLUSÃO

É possível concluir que o uso do drywall na construção civil representa uma ótima opção quando se trata de obra sustentável, além de propiciar menores custos. Outra característica importante para o meio ambiente é o fato desse tipo de material produzir pouquíssima quantidade de entulho, tornando assim o canteiro de obras mais limpo e livre de resíduos que seriam descartados na natureza. O drywall requer uma estrutura mais leve, consumindo menos aço e concreto, além de oferecer uma melhor produtividade, organização e logística.

 

Fonte: meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Foto: Freepik