O drywall é conhecido por ser um sistema de construção a seco composto por placas de gesso. Inventado em 1916 nos Estados Unidos, o material consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro, que pode ser fixada em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e prédios.
O drywall foi introduzido no Brasil nos anos 1970. Ao propor uma estratégia funcional e econômica, ele foi conquistando o cenário de construções nacionais. Contudo, quando pensamos em todas as possibilidades que o material apresenta, ele ainda pode ser considerado subutilizado.
Continue lendo e descubra os benefícios desse sistema para a construção civil!
Por que usar drywall?
São muitas as vantagens desse material. Construções em drywall são mais leves, custam menos e são mais rápidas do que as construções de alvenaria. Por isso elas têm se popularizado cada vez mais entre os brasileiros.
Menos desperdício
O desperdício não passa de 5%, diferentemente das construções de alvenaria, que chegam a desperdiçar 25% do material. Dessa forma, o drywall ajuda a evitar a compra de material excedente e o acúmulo de entulho. Em outras palavras, ele representa economia do início ao fim.
Reparos simples e rápidos
Realizar manutenções nas placas de gesso é um processo muito mais simples do que fazer reparos em construções convencionais. Como não há necessidade de reconstruir a parede, nenhum material é desperdiçado.
Livre para ser criativo!
As paredes em drywall dão total liberdade criativa, adequando-se perfeitamente a qualquer layout planejado, com o bônus de ter uma execução muito mais simples e limpa.
Na arquitetura, as placas de gesso podem ser utilizadas como um recurso de design para criar paredes e tetos personalizados. Com instalação e modificação muito rápidas, não é à toa que o drywall está se tornando o queridinho das reformas.
Afinal, devo investir em drywall no meu negócio?
Antes de tudo, a resposta é: provavelmente, sim. A construção em drywall veio para ficar no mercado, uma vez que traz enormes vantagens na aplicação e tem uma gama de soluções.
No quesito segurança, as rigorosas normas técnicas brasileiras garantem que os profissionais da área certifiquem a qualidade dos produtos e dos sistemas especificados na edificação, o que agrega valor ao imóvel.
Além disso, as placas de gesso tornam o ato de personalizar um espaço muito mais prático. Vender um imóvel construído com gesso pode ser bastante vantajoso, já que o comprador poderá fazer as modificações que desejar de maneira fácil e rápida, colocando sua personalidade na arquitetura do imóvel sem ter dor de cabeça.
Fonte: sebrae.com.br
Foto: