Tendência na construção civil, o drywall está cada vez mais presente nas reformas e construções brasileiras e apresenta inúmeras vantagens tanto nas obras quanto para a arquitetura e design de interiores. Em tradução literal, drywall significa “parede seca”, e recebeu esse nome por não utilizar água no processo de construção — ou, quando necessário, precisar de quantidades mínimas. Criado em 1898, esse material foi introduzido no Brasil na década de 1970.

Contudo, apesar de estar presente na construção civil brasileira há mais de vinte anos, o drywall ainda está cercado de muitos mitos em torno de sua funcionalidade utilidade. Ao contrário do que muitos pensam, é possível instalar equipamentos como televisão e ar condicionado em paredes de drywall, fazer isolamento térmico e acústico e aplicar diversos tipos de revestimento.

Muito sustentável, o drywall gera resíduos mínimos em sua aplicação em reformas e construções: de acordo com a Associação Brasileira do Drywall (ABDrywall), obras tradicionais costumam ter uma perda que varia entre 10 a 15% de materiais como tijolos, areia e cimento; o drywall, por sua vez, não passa de 5% de perda ao fim do processo.

Outra vantagem é que o material empregado no drywall é quase dez vezes mais leve do que aqueles utilizados na construção em alvenaria. Ainda segundo a ABDrywall, uma parede tradicional pesa em torno de 180 quilos por metro quadrado, enquanto a de drywall pesa apenas 20 quilos. Na prática, isso significa muito menos material transportado entre o início e o fim da obra.

Para a construção, é sempre recomendável que um profissional capacitado acompanhe a obra. Porém, é possível fazer pequenas reformas na decoração do drywall por conta própria. Se esse é o seu caso, a Krona Tubos e Conexões responde algumas das dúvidas mais comuns sobre drywall.

Posso aplicar textura?

Sim! Mas é importante aplicar massa corrida e selador antes da pintura, para evitar o desgaste. Após a secagem, pode ser necessário aplicar mais uma camada de selador.

Um detalhe importante é que esse tipo de estrutura não deve receber acabamento em cal.

Como aplicar massa corrida no drywall?

Como a massa corrida é normalmente utilizada para corrigir imperfeições dos materiais, o acabamento com esse produto pode não ficar tão bom. Mas nada impede que ele seja utilizado nas paredes em drywall.

A forma correta de aplicação é passar a massa na chapa inteira, e não apenas nas emendas das placas de drywall. Antes de aplicar, é importante garantir a impermeabilização e unificação da superfície por meio do uso de um selador.

As massas mais indicadas para superfícies de drywall são a acrílica — especialmente para partes externas — e PVA, que é mais indicada para espaços internos.

Fonte: g1.globo.com