Mas o que é steel frame?

Light steel frame ou steel frame – no português: “estrutura de aço” – é um sistema construtivo formado por perfis de aço galvanizado (liga que passou por um processo anticorrosivo) conformados a frio, que unidos compõe o elemento estrutural. A partir de chapas com espessura variando de 0,80 mm a 3,00 mm, sendo projetados para suportar cargas de imóveis com até 4-5 pavimentos.

Outro fator importante, diz respeito a implementação dessas estruturas depois da execução das fundações, onde as peças de aço são dispostas até obterem o formato estabelecido, de acordo com as escolhas do usuário e dos projetos envolvidos. Em seguida, as placas ou os painéis para vedação interna e externa são colocadas lateralmente. Para finalizar, é efetuada a coberta, que pode ser com telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira ou o incremento de estruturas mistas como lajes pré moldadas de concreto, conforme observado na imagem abaixo. Demonstrando grande praticidade, quando executado por um profissional adequado.

O sistema steel frame torna-se uma ótima opção para trabalhar em conjunto com outros subsistemas para o fechamento, como: placas de madeira (OSB – Oriented Strand Board), cimentícias, painéis de alumínio composto, com destaque para as vedações internas em drywall. Mas você sabe o que é drywall e porquê ele harmoniza com o steel frame? Calma, a gente explica!

Drywall

Drywall, como o nome sugere, faz referência a um método construtivo seco. Constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado – similar aos imóveis de steel frame – onde são dispostas placas acartonadas de gesso (parafusadas nas peças metálicas) e no seu interior colocado um material que proporcione um bom desempenho térmico e acústico. Além de embutir facilmente a encanação e fiação elétrica, existem modelos distintos para a necessidade específica do ambiente, como: as chapas Standards (ST, para ambientes secos), rosas (RF, resistente ao fogo) e verdes (RU, resistente a umidade).

Drywall em imóveis de Steel Frame

A compatibilidade no uso do steel frame e drywall é possível, visto que ambos trabalham com perfis de aço em suas composições e a montagem dos sistemas ocorre por fixação de chapas, com grande dimensão como fechamento, parafusadas nas peças. Enquanto o perfil do steel frame apresenta função estrutural, o drywall apenas de vedação, com espessura mínima de 0,50 mm. Adicionalmente o drywall é recomendado para ambientes internos, sendo necessário para compor a vedação externa o uso de chapas cimentícias, OSB ou compensado de madeira, opções mais caras em relação as placas de gesso (SINAPI/PE, 2020). Complementarmente, ambos os sistemas contribuem para uma obra mais rápida e limpa, facilitando manutenções e reformas posteriores

Como todos os sistemas estruturais, o steel frame apresenta pontos negativos, principalmente em relação ao preço, que a curto prazo é maior do que em construções de alvenaria estrutural e concreto armado. Além disso, existe uma carência no Brasil de profissionais especializados neste tipo de edificação. Contudo, a longo prazo, por apresentar boa durabilidade, reduz gastos adicionais com manutenções e troca de materiais, mantendo boa integridade física da edificação e harmonizando com subsistemas projetados.

 

Fonte: pt.linkedin.com