OSB (Oriented Strand Board) é uma placa composta por tiras de madeira prensadas dispostas na mesma direção. Trata-se de um material resistente e prático que é usado para criação de móveis, revestimento de paredes, tapumes, mezaninos e coberturas.

As tiras de madeira da chapa OSB são unidas com resina e prensadas sob alta temperatura. Diante desse contexto, elas oferecem resistência e estabilidade quando falamos de móveis ou construções à seco.

Além disso, as chapas OSB trazem conforto térmico e acústico para o ambiente. Outra vantagem importante do material é a sustentabilidade, já que ele é feito com madeira de reflorestamento.

Como usar OSB em um projeto?

A madeira OSB é bastante versátil e pode ser usada tanto com função estrutural como para decoração. Também é possível aplicá-la no canteiro de obras e até mesmo em coberturas. Veja alguns exemplos interessantes:

Canteiro de obras

O OSB pode ser usado em tapumes, que são aquelas vedações temporárias em obras. Elas ajudam a delimitar o espaço da construção e também trazem segurança para a equipe e pedestres.

Além disso, o material também é uma alternativa prática para a criação de instalações provisórias no canteiro como, por exemplo, banheiros.

Mezaninos

Existem no mercado placas feitas de madeira OSB que, em conjunto com outros materiais, podem ser usadas para a criação de mezaninos. Em relação à estrutura, ela pode ser feita de madeira ou aço.

Como trata-se de um material leve, ele facilita a obra e otimiza o tempo de entrega. Além disso, a resistência do OSB traz durabilidade e segurança para o mezanino.

Construções à seco

Quando falamos de construções à seco, as chapas OSB auxiliam a vedação das estruturas. Nos sistemas construtivos Steel Frame e Wood Frame, por exemplo, as paredes são feitas com camadas de vários materiais. Entre eles, estão as placas OSB.

Além de aumentar a resistência mecânica das paredes, a chapa OSB garante maior conforto térmico e acústico no ambiente.

Para que as chapas OSB possam ser usadas de forma estrutural sem trazer nenhum risco, é importante estar atento(a) ao tamanho delas. Para função estrutural, as chapas OSB devem conter, no mínimo, 11,1 mm de espessura.

Vale destacar que a medida da chapa OSB não deve ser maior e nem menor do que a recomendada por profissionais, pois pode-se prejudicar a estrutura.

Lajes e coberturas

As vantagens das placas de OSB também podem ser levadas para lajes e coberturas. O material oferece alta resistência, rigidez e durabilidade para telhados.

Nesses casos, os painéis de OSB podem ser revestidos em um dos lados com foil de alumínio, um material que garante menor absorção do calor e ajuda no conforto térmico.

O uso do OSB em coberturas é bastante comum para o assentamento das telhas do tipo shingle (telhado americano).

Design de interiores

Muitos profissionais consideram que esse material é a madeira do futuro, então por que não aproveitá-lo de forma ampla na decoração, não é mesmo?

O OSB é um material que traz uma estética natural para o ambiente e aumenta a sensação de aconchego. Além de ser uma solução prática e sustentável, ele também é econômico quando comparamos com outros revestimentos.

Design de móveis

O OSB pode substituir outros materiais na confecção de móveis quando a ideia é reduzir o orçamento com marcenaria. Ele chega a ser até 40% mais barato do que o MDF e traz resultados excelentes. Para garantir um bom acabamento, utiliza-se verniz ou até mesmo tintas.

Vale lembrar que as placas OSB podem ser encontradas em diversos tamanhos e espessuras, então é possível criar peças resistentes que vão ao encontro da necessidade do cliente.

Quais são as vantagens e desvantagens do OSB?

 

Vantagens

  • alta resistência físico-mecânica;
  • versatilidade de uso;
  • estética diferenciada;
  • custo-benefício;
  • sustentabilidade;
  • variedade de espessuras e tamanho.

 

Desvantagens

A estética diferenciada também pode ser considerada uma desvantagem, pois muitas pessoas ainda têm preconceito por achar que a aparência do material não é elegante.

Como impermeabilizar OSB?

As placas OSB podem ser usadas em áreas externas caso sejam impermeabilizadas. Veja um passo a passo simples para pintar OSB externo:

  1. Meça o tamanho das placas que você vai utilizar no revestimento ou confecção do móvel.
  2. Corte nas medidas desejadas.
  3. Lixe a placa de OSB.
  4. Sele a placa de OSB com uma tinta seladora de qualidade (o ideal é passar 3 mãos de tinta e lixar a superfície com lixa 220 entre os intervalos).

 

Fonte: https://www.vivadecora.com.br