Você já ouviu falar em construção steel frame? Se ainda não, esqueça o cimento, a areia, os tijolos, a enxada, a , a betoneira, o carrinho de mão e os entulhos. Ou seja, esqueça tudo o que lembre uma obra convencional.

Isso mesmo, existe um processo mais rápido que é o steel frame, também conhecido como construção a seco.

Se você quer construir uma casa sustentável, com menos desperdício de materiais, mais rapidez e eficiência, essa técnica pode ser sua melhor escolha.

O que é steel frame?

steel frame é um sistema construtivo que utiliza estruturas de perfis de aço galvanizado, ao invés de cimento e tijolos. Na prática, isso torna a construção mais rápida, organizada e racionalizada. Além disso, dispensa a necessidade de água, o que proporciona uma construção seca, nome pelo qual esse sistema também é conhecido.

A substituição é simples: as estruturas de perfis de aço galvanizado entram no lugar do concreto armado. Enquanto isso, o gesso acartonado (chapas de drywall) e as placas cimentícias substituem os tijolos.

Além das estruturas de aço galvanizado, uma parede em steel frame é composta por:

• Fechamento externo (placas OSB e placas cimentícias);

• Isolamento térmico acústico (lã de pet, lã de rocha);

• Fechamento interno (placas de gesso brancas, ou verdes, caso sejam para áreas úmidas).

Claro, para fixar tudo isso, é necessário uma boa parafusadeira!

Para os telhados de steel frame, existem várias opções de materiais, de cerâmica a metal. Uma opção é a telha Shingle, cuja composição é feita de manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos. Além disso, o telhado ainda é composto por isolante termoacústico, perfis de aço galvanizado e chapas de OSB.

Quais as vantagens do steel frame?

1. Rapidez na construção

2. Obra limpa e sem entulhos

3. Obra sustentável

4. Resistência e durabilidade

1. Rapidez na construção

Por não levar massa e cimento, o steel frame necessita apenas da montagem da estrutura. Inclusive, é possível preparar os painéis das paredes em outro local, antes da obra. Isso otimiza tempo de construção e economiza nos gastos do projeto.

Uma construção à base de steel frame que demora de três a quatro meses, em uma mesma obra convencional levaria de 12 a 18 meses. Muita diferença, né?

2. Obra limpa e sem entulhos

Uma obra com steel frame não gera o tanto de resíduos das obras convencionais, como restos de massa, cacos de tijolo, areia, entre outros itens. Portanto, o desperdício de materiais de construção também é consideravelmente menor.

3. Obra sustentável

Além de não desperdiçar tantos materiais, os que são utilizados no steel frame (aço galvanizado, alumínio, gesso, lã PET, placas OSB) são altamente recicláveis e reutilizáveis.

Por ser uma construção a seco, também não utiliza tanta água, como nas convencionais. O único momento em que necessita do líquido é na limpeza final da obra, e na formação do radier (estrutura de fundação no solo). Outro ponto a favor da sustentabilidade!

Por fim, outra vantagem desse método mais sustentável é a economia de energia. Afinal, as obras de alvenaria utilizam materiais densos, que absorvem calor.

Portanto, as casas convencionais necessitam mais uso do ar-condicionado no verão, enquanto as de steel frame possuem isolamento térmico mais eficiente. Estima-se que a economia seja de 20% a 30%, em relação às casas de alvenaria.

Ou seja, não é à toa que essa tecnologia tem sido adotada por muitos projetos arquitetônicos sustentáveis, que garantem um futuro melhor para o planeta.

4. Resistência e durabilidade

Uma construção feita com steel frame pode durar anos. Afinal, o aço galvanizado, usado no lugar do concreto armado, é uma das matérias-primas mais resistentes e de longa durabilidade que existem no mercado.

Tanto é que uma das casas mais antigas de steel frame, de 1933, na cidade de Chicago, ainda está inabalável. Isso porque os materiais utilizados são extremamente resistentes.

5. Outras vantagens

Como a listinha de vantagens é bem maior que a de desvantagens, separamos mais algumas, caso você ainda queira ter mais garantias:

• Por usar uma tecnologia mais avançada, reduz a margem de erro na obra;

• A fundação do solo (chamada de radier) é extremamente barata e rápida de fazer;

• Garante maior limpeza no canteiro de obras;

• Versatilidade na hora de reformar. Em qualquer momento da construção, é possível subir uma divisória, aumentar um ambiente, ou fazer reparos;

• A obra tem início, meio e fim definidos, e raramente extrapola o prazo;

• Materiais leves, o que reduz custo com transporte;

• O tempo da obra independe do clima. Chova ou faça sol, a obra não fica parada;

• A facilidade dos perfis de aço nas passagens de hidráulica e elétrica;

• Alto desempenho térmico (aquece menos que uma casa convencional);

• Maior segurança.

 

 

Fonte: https://www.leroymerlin.com.br/